O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (e só dele)

Nos tempos de Homem de Aço e Capitão América 2 (e futuramente X-Men: Dias do Pretérito Perfeito), é bom saber que ainda existem filmes divertidos e inocentes como o novo Homem Aranha. Afinal, não é sempre que precisamos Nolanificar os super-heróis.

O filme é bem mais animado que o primeiro, fato já perceptível pelas cores mais vivas no uniforme do Aranha e pela quantidade de ações que passam durante o dia (e as piadinhas infames ligeiramente mais frequentes que no primeiro filme, amém). O relacionamento dele com Gwen está mais maduro e ele se encontra sempre dividido pela promessa que fez ao pai dela (“Não é a primeira vez que discutimos isso, Peter”) e os nova-iorquinos parecem todos adorar a presença do herói na vizinhança (é comentado, apesar de mal explorado, que existem algumas pessoas que são contra o aracnídeo, mas talvez esse plot fique pro próximo filme). Gwen Stacy é, sem dúvida, a estrela do filme (beijos, Emma Stone, me liga).

Me liga, Emma!

As cenas de ação estão fantásticas (opa), os efeitos especiais são incríveis (opa) e a qualidade do som, trilha e efeitos sonoros são espetaculares (HÁ!). O filme é impecável na parte técnica, se me arrisco dizer. MÃÃÃS, existem umas mágicas de direção que são nojeira (pelo que deu pra perceber, a equipe de polícia de NY tem uma equipe de oficiais invisíveis treinados para posicionar grades de contenção imediatamente após a aparição de inimigos superpoderosos do Aranha).

E por falar em inimigos, o que falar do Electro? Sinceramente, ele merecia um filme próprio, sem Duendes e Rinocerontes (já chegamos lá), e a criação do personagem, apesar de rápida, foi bem crível e interessante (menos os dentes falsos do Jamie Foxx, aqueles dentes são imperdoáveis). Os duelos do Faísca com o Aranha são espetaculares (há!), mas todo o plano e resolução são pífios (como assim não existe um único gerador em toda Nova Iorque ou a teia do Aranha é o condutor elétrico mais resistente da face da terra?). O Electro seria muito melhor resolvido se ele fosse o único vilão do filme, com a maior certeza.

De um lado o herói da vizinhança… do outro, Peter Parker.

Aí chegamos ao Duende (Verde, Macabro, sei lá qual era ele), o querido Harry Osborn. Harry é ótimo, gostei do aproveitamento dele e da evolução do personagem, mas avacalharam um pouco com o bichinho… O plano dele é legal e tudo mais (vou nem falar que ele derrubou dois guardas sozinho) e a Osborn Corp foi bem trabalhada, mas é um pouco deixa-disso ele cair de frente à armadura e aprender automaticamente como usá-la. E outra, por que o pai dele não usava a tal armadura antes? Blá. A luta dele com o Aranha também foi muito legal, mas o final dela deixou a sensação de “pronto, missão cumprida, posso sair do filme agora?”

(Vamos ignorar o Rhyno e a armadura de chroma-key dele pelo bem de todos.)

Podem me xingar, mas se tem uma coisa que eu não gosto nessa nova sequência do Aranha é a fixação do Peter (e do roteirista) pelos pais dele. Assim como aconteceu em Homem de Aço (sim, estou comparando), a influência dos pais dele é exagerada demais, já que a educação e os valores tanto do Super quanto do Aranha são dadas pela família adotiva deles. Simplesmente não precisava. Além do mais, eu preferia quando a transformação dele era mais acidental que “destino”, mas não ficou de todo ruim.

Assim, apesar de eu ter xingado mais do que elogiado, eu adorei o filme e achei um dos mais divertidos de todos (chupa Iron Man). Daqueles filmes que você leva os filhos (ou a namorada que não gosta de quadrinhos mas adora o Homem Aranha) ao cinema sem medo das referências atrapalharem ou tomarem conta do filme e se diverte tanto quanto eles. É um filme que diverte e emociona, mas exige uma certa pitada de “Let it Go.”

 

Nota: 1d10 (mas dou 1d20 pro toque de celular do Peter)

As notas são dadas seguindo a seguinte tabela: 1d4, 1d6, 1d8, 1d10, 1d12, 1d20.

 

As imagens pertencem a seus respectivos donos.. ;D

Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s