Gliphon – Mechas e Magia em 3d&t

Robôs gigantes: quem não gostaria de ter um?
Robôs gigantes: quem não gostaria de ter um?

3d&t sempre foi meu sistema favorito. Parece uma contradição pra alguém tão apegado as regras e que praticamente todas as matérias de seu blog são voltadas pra TRPG, mas é verdade. A verdade é que apesar de 3d&t ser meu sistema favorito, porém Tomenta é o cenário que eu mais gosto de jogar e ao contrario de muita gente EU não acho que os dois combinem. 3d&t foi feito pra narrar animes e coisas exageradas e EU não me sinto bem sabendo que o que me diferencia meu Bárbaro de um Paladino é um ponto em Armadura. Falando sobre cenários, 3d&t agora tem dois oficiais: megacity, que tem muitas ideias interessantes e regras que a muito eu desejava, e Brigada Ligeira Estelar, com um cenário envolvente e cheio de mechas (eu amo mechas). Mesmo assim nenhum realmente me apteceu a joga-los, o primeiro porque não gostei muito da coxa de retalhos que é o cenário (apesar de que separadas quase todas as suas partes são incríveis) e o segundo porque está meio cru e tem algumas regras que eu acho que deviam ser revisadas. Para aqueles que acompanham o sistema dês de sua edição vermelha sabem que o motivo de 3d&t ser tão popular são as adaptações de algum anime estampados na capa da Dragão Brasil e posteriormente da Dragon Slayer. Muitas delas são ótimas pra se rolar algumas aventuras, de outras já não se pode falar o mesmo já que são animes e não cenários desenvolvidos para jogar nosso hobby. Por esse motivo que hoje resolvi postar um cenário formado com o que eu tirei de melhor de minhas experiências jogando e lendo sobre 3d&t.

Gliphon

A magia se torna mais forte com Gliphs.
A magia se torna mais forte com Gliphs.

Há aproximadamente 20 anos, o mundo era regido por um sistema de feudos governados por um bruxos. Guerras entre tais feudos era algo tão comum quanto a primavera suceder o inverno e muitas almas eram perdidas não só para as baixas em combate como para a criação das Gliphs, gemas responsáveis por potencializar o poder do arcano. Naquele tempo uma jovem marcada para ser executada num ritual de criação de Gliphs por sorte e habilidade consegue não só escapar com vida, mas roubar uma Gliph do senhor de seu feudo. Sem muitas opções essa jovem foge para as ruínas da cidade proibida que foi construída pelo povo antigo que a muito sumiu deixando apenas esses tipos de vestígio de sua existência. Lá, ao se aproximar de uma das gigantes estátuas que são vistas espalhadas por todo o mundo notou que a Gilph que carregava brilhava em sintonia com outra que partia de dentro da estátua. Quando inseriu a Gliph a estátua respondeu voltando a vida e convidando-a a pilota-la. Alguns dias se passaram onde a jovem aprendia um pouco mais sobre como controlar as estátuas e mudava sua sua Gilph pra experimentar várias. Algumas vezes avistou pessoas fazendo rondas a sua procura e nessas ocasiões se escondia dentro da estátua mais próxima e os esperava passarem. Numa manhã a jovem em sua ronda sob os muitos pontos da cidade encontrou uma imagem como as muitas que estão espalhadas pela cidade. São mensagens que vão direto a sua cabeça visto que ela mesma não sabia ler, porém essa não era uma simples placa de sinalização e sim uma mensagem divina lhe oferecendo conhecimento e poder para mudar a situação do mundo. Quando voltou sua vila pilotando uma daquelas estátuas o bruxo furioso golpeou com toda sua magia a jovem que ria vendo que todo esforço dele nem ao menos arranhava seu construto. Assim que matou o mago a jovem bradou alto: “venham meus irmãos já não sou a mesma, a única deusa verdadeira me deu poder e um novo nome. Sou Dana a escolhida de Nova. Viva a única deusa”. Esse foi o começo da Guerra da Libertação, onde camponeses rebeldes matavam seu senhor e tomavam suas Gliphs para reviver as estátuas, agora batizadas de Novus, para continuar a luta. Mais de dez anos foram marcados por batalhas sangrentas e muitos atos de coragem até que o último grande feudo caiu. A Ordem de Nova foi fundada na vila natal de Dana e seus nome foi mudado para Glória e em pouco tempo se tornou uma grande cidade. Além dos serviços religiosos a Ordem é responsável por caçar qualquer um que apresente conhecimentos arcanos, proteger os feudos de demônios e guardar o conhecimento sobre Gliphos, inscrições capazes de canalizar o poder dos Gliphs e criar vários efeitos como a magia verdadeira.

Aventurando-se em Gliph

Goblins, o maior medo de um novato na ordem.
Goblins, o maior medo de um novato na ordem.

Demônios 

Poucos se lembram de como era a vida antes dos Bruxos, mas o maior motivo dos feudos durarem tanto tempo é a presença dos demônios. Bruxos os afastavam com seus rituais e sua magia era a única coisa capaz de feri-los. Com a morte da maior parte dos bruxos essas criaturas que antes viviam nos chamados “labirintos”, pequenos pedaços de terra entre um feudo e outro que por estar fora das antigas barreiras formavam um conjunto de estradas caóticas, estão adentrando no território retomando o único objetivo de suas vidas: devorar seres humanos. Todos os demônios possuem alguns traços em comum apesar de suas mais diversas formas: Armadura Extra a qualquer ataque não mágico, Vulnerabilidade a Magia e imunidade a qualquer efeito mundano como calor, frio, veneno, sufocamento, etc… Além disso normalmente quando um humano é devorado eles recebem 1 ponto de experiência aumentando sua quantidade de pontos como qualquer personagem ao adquirir 10, o que os torna muito perigosos se não forem detidos logo.

Goblins:  os goblins são demônios humanoides de pequena estatura (cerca de l m). Sua pele tem cor de terra, suas presas são afiadas, seus olhos são muito vermelhos e brilham na escuridão. Ao contrario da maioria dos demônios quando goblin devora um humano ele não recebe um ponto de experiência e sim se divide e formam três novos goblin os tornando um praga tão ameaçadora quanto os mais poderosos demônios. É comum que grandes grupos dessas criatura ignorem os inimigos poderosos e ataquem os indefesos antes de lutar ou fugir. Goblins possuem uma inteligência rudimentar que usam para se esconder de inimigos perigosos ou embosca-los em algum lugar vantajoso.

Deuses Antigos

Muitos dos antigos Bruxos cultuavam um ou mais dos deuses antigos e essa tradição foi passada para seus feudos que muitos se recusam a abandonar em nome da nova fé. Os deuses eram 3 em base: Ao, o guardião da vida, Zu, o juiz da morte e Shamilla, representante das forças naturais do mundo apesar de alguns consideravam cada uma de suas facetas (água, ar, espírito, fogo, terra) como um deus diferente com nomes diferentes de lugar para lugar. Sem a proteção dos bruxos e a impossibilidade da Ordem de Nova proteger cada feudo muitos oram pra seus deuses e eles respondem seus pedidos quando alguma Gliph é oferecida, ato considerado bruxaria pela Ordem. Fazer o ritual leva várias horas e no fim é preciso que o líder faça um teste médio da especialização Deuses Antigos, falha faz com que todo procedimento seja perdido.

Ordem de Nova

Quando a guerra de libertação foi vencida foi formada a Ordem de Nova responsável por ensinar aos seus acólitos as técnicas aprendidas por Dana sobre a construção de Gliphos. Como órgão anexo a ordem existe o Exército Libertador responsável por treinar jovens pilotos e combatentes de infantaria. A maior parte do grupos de aventureiros pertencem a essa ordem, pois geralmente são formados grupos de comandados por um Clérigo acompanhado por dois ou mais membros do exército para resolver qualquer problema como vasculhar ruínas do povo antigo, localizar refúgios ocultos de bruxos mortos, eliminar qualquer obra de bruxaria ou devoção aos deuses antigos, acabar guerras territoriais e etc… Além disso como a organização ainda não se estabilizou é comum o conflito de informações, má administração dos recursos físicos e humanos, falta de treinamento adequado e perdas de dados importantes como: mandar mais de uma equipe para o mesmo local, esquecer de mandar equipes pra um local, perder relatórios, pedidos de reforço ignorados, enviar uma patrulha despreparada pra determinada missão, enviar patrulhas consecutivamente para missões sem lhes dar descanso… E para os que buscam reconhecimento e cargos elevados na Ordem devem se preparar para disputar com outros centenas de oportunistas com o mesmo objetivo e munidos de toda capacidade de gerar intriga. Lembre-se que para formar um grupo pertencente a ordem é preciso que todos membros obtenham a vantagem patrono ou, se o mestre permitir, dar a vantagem de graça, mas sem poder usar a vantagem em si (gastar 1 PM e fazer o teste H e receber algum benefício do patrono).

Guerras de Território

Mesmo com a morte dos bruxos, as cicatrizes das lutas de antes da guerra de libertação não sumiram com elas e não é incomum dois ou mais feudos continuarem a tradição das guerras territoriais, mas como agora muitos reservistas do exército mantearam seus Novus e Gliphos Mágicos elas tendem a ser ainda mais mortais. Uma verdade que poucos ousam comentar é que na verdade esses Novus deixados são uma das principais fontes de renda da Ordem, pois apesar de saber pilotá-los é preciso um Clérigo da Ordem para concertá-los que geralmente aceita mantimentos, Novus, Gliphs e Gliphos Mágicos como pagamento.

Sociedade dos Arcanos

É um insulto para o grupo que já foi a classe dominante do mundo ter que esconder seus dons, mas como seres mais inteligentes eles permanecem vivos. Antes de tudo eles preferem o termo mago e ao contrário do que muitos pensam eles são humanos comuns. Depois da guerra muitos magos menos poderosos criaram grupos que os permitissem sobreviver. Esses grupos notaram que o maior motivo do fracasso foi que o ego de um mago não o permitia ensinar seus dons a outros, o que os tornavam poucos, nem se aliar a outros magos o que os tornavam frágeis. Tentando corrigir esses erros, os grupos agora tentam se unir e recrutar o maior número possível de crianças com aptidões mágicas para engrossar suas fileiras para um contra-ataque a Ordem de Nova sob sua nova bandeira: A Sociedade dos Arcanos.

Povo Antigo

Não se sabe o que foram, mas suas obras colossais estão espalhadas por todo o mundo e se não fosse o perigo que são atrairiam muitos curiosos. O pouco que se pode deduzir sobre eles é que eram humanoides pouco maiores que humanos e possuíam uma tecnologia avançada baseada no uso de Gliphs. Pelo estado em que suas construções e equipamentos foram deixadas é como se subitamente toda a população tivesse sumido e deixado pra traz todo seu maquinário de defesa. Uma visita a uma construção do Povo Antigo geralmente é marcada por armadilhas, Novus que se movem sozinhos e alguns demônios que conseguiram fazer das ruínas seu lar.

Bandidos e Mercenários

Já não é incomum a presença de Gliphs na sociedade, inclusive se tornou uma moeda de troca para negócios de alto valor. O problema é que essas joias permitiram que qualquer sortudo que possuir uma e achar um Novus poder usa-lo. A Ordem de Nova tenta adquirir todos os Novus de Griphon seja com excursões a ruínas, comprando-os de mercadores ou, em último caso, a força. A verdade é que um oportunista sabe que a quantidade de dinheiro que se pode fazer vendendo seus serviços ou roubando os incautos é muito maior que qualquer oferta.

Jogando em Gliphon

Uma Gliph em seu estado natural.
Uma Gliph em seu estado natural.

Os personagens iniciais são feitos com 5 pontos seguindo a regra de nicho vistas no Megacity Contra-Ataca (não se pode ter uma Característica acima de 2 e a regra de nicho que diz que cada personagem pode ter apenas uma vantagem restrita ou uma Característica 3, dês de que o personagem pague por ela, e nenhum outro personagem da mesa pode ter a mesma vantagem ou atributo 3). Outro ponto a se levantar é que os personagens podem, e devem, ser pilotos de Novus. Para isso é preciso comprar a vantagem Novus (que pode se vista logo a baixo) e adquirir a especialização Pilotar Novus da perícia Máquinas. Só humanos são aceitos como personagens jogadores, mas todos tem o direito a uma especialização grátis. Apesar de serem admitidos valores acima de 0 eles representam roupas feitas sob medida que ampliam as capacidades do personagem exceto para Resistência (um jogador com 1 ou 2 em um atributo sem suas roupas terá Característica igual a 0 e um personagem com característica 3 terá 1 exceto para Resistência que usa o valor integral).

Nova Regra: Proteção Semelhante a uma esquiva um personagem pode aparar um golpe físico feito por outro jogador ou monstro. O jogador faz um teste de A-F ou A-PDF e se passar o dano é completamente evitado. Isso não conta como uma tentativa de esquiva e ambas podem ser feitas para o mesmo ataque.

Nova Regra: Saltar Você pode saltar F ou H (aquele que for menor) metros na vertical e esse valor x3 na horizontal também sendo possível juntar os movimentos para um salto em diagonal. Os valores para F0 são iguais a 1,5 metros na horizontal e 0,5 metros para cima.

Nova Regra: Blindagem* Seu Novus pode ser feito de um modo mais leve para facilitar esquivas ganhando +1 em H para esquivas, iniciativa e para determinar a velocidade para cada ponto de vida recebido por R. Por exemplo, um Novus pode ter H+1 para esses teste e Rx4 para determinar seus PVs, H+2 para esses teste e Rx3 para determinar seus PVs… Até um mínimo de Rx1 para calcular seus PVs. *Para os que leram o suplemento Brigada Ligeira Estelar esta é mesma regra apresentada nele.

Nova Regra: Recuperando Pontos de Vida e Ferimentos Mortais. Com 8 horas de sono um personagem faz um teste de R+1 (R+3 sob cuidados médicos) para recuperar R+1 pontos de vida. Caso um personagem esteja com 0 pontos de vida, tenha rolado um 4 ou 5 em seu teste de morte, mas foi estabilizado por ajuda médica, e erre esse teste ele deve fazer um novo e se falhar novamente volta a correr risco de vida (tendo que ser salvo novamente por ajuda médica).

Nova Regra: Especialização e Armas Ao invés de definir um tipo de dano os personagens precisam ter a especialização referente a arma que querem usar se não recebem -2 na FA. Todos os personagens recebem uma especialização a mais que pode ser gasta ou não comprando uma especialização de combate. Existe uma nova perícia chamada Guerra que substitui a antiga vantagem Adaptador. Adaptador agora permite que você possa alterar seu tipo de dano sem restrições.

Nova Regra: Gliphs Gliphs são joias feitas em rituais de sacrifício que quando usado por um mago, conectado a um Artefato, Novus ou a um Glipho o fornece uma certa quantidade de PMs para serem usados. Todo personagem começa com uma Gliph de 1 PM, caso possua a vantagem Patrono uma Gliph de 3 PMs e caso possua a vantagem Gliph e a vantagem Patrono recebe uma Gliph de 12 PMs. Quando esgotados ou inativas Gliphs levam aproximadamente 8 horas pra recuperar seus PMs (podendo ser recuperado parte dos PMs em algumas horas de acordo com o mestre). Cada artefato ou Novus pode ter apenas uma Gliph conectada por vez e troca-la leva uma ação completa. Quando um Gliph chega a 0 PMs sua quantidade de PMs qualquer efeito sustentável para imediatamente.

Lista de Vantagens Restritas Aceleração, Artefato, Ás, Ataque Especial, Ataque Múltiplo, Deflexão, Genialidade, Memória Expandida, Pontos de Magia Extras, Pontos de Vida Extras, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo.

Lista de Vantagens Mágicas Magias e todas as vantagens relacionadas (Alquimista, Arcano, Elementarista, Energia Vital, Magia Irresistível) e  Xamã podem ser adquiridas como vantagens restritas dês que adquiram a desvantagem Inimigo da Ordem de Nova.

Vantagens e Desvantagens Proibidas Adaptador, Área de Batalha, Energia Extra, Forma Alternativa, Imortal, Interferência, Interferência Mágica, Membros Elásticos, Membros Extras, Poder Oculto, Possessão, Reflexão, Regeneração, Separação, Teleporte, Toque de Energia, Voo.

Novas Vantagens e Desvantagens

Armadura Extra (1 ponto) O personagem possui armadura extra a algum tipo de dano.

Arquimago (1 ponto) Seu personagem não possui a restrição da quantidade máxima de PMs de uma magia e recebe R+1 para calcular seus PMs máximos.

Artefato (1 ou mais pontos)* Um artefato funciona como um Parceiro feito com 5 pontos, mas não divide o dano recebido, não possui PMs, não pode adquirir a vantagem Gliph, deve possuir a vantagem única Mecha e recebe as desvantagens Consumo e Equipamento. Diferente do Aliado um artefato ao se investir pontos nele aumenta nível de pontuação, ou seja, por dois pontos ele feito de 7 pontos, com 3 ele é feito de 10, com 4 ele é feito 12 e com 5 ele é feito de 15 pontos. * Para aqueles que leram o suplemento Megacity vão notar a semelhança dessa vantagem com a vantagem Equipamento.

Ás (+1 ponto) Seu personagem possui H+2 para controlar o Novus, seja para calcular FA, FD, esquiva, iniciativa ou fazer testes de Pilotar Novus. Vantagem Restrita.

Baixa Energia (1 ou mais pontos) Pra cada ponto gasto nessa vantagem um Artefato ou Novus gasta 3 PMs a menos em cada carga da desvantagem Consumo. O custo em PMs nunca pode ser inferior a 1 PM.

Flagelo dos Gigantes (+1) Seu personagem não subtrai a Habilidade de oponentes muito maiores que ele em suas tentavas de esquiva a menos que ele faça um ataque concentrado.

Gliph (+1 ponto) Cada vez que adquirir essa vantagem seu personagem recebe uma Gliph de 10 PMs.

Glipho Mágico (de +1 à +3 pontos)* Um Glipho é uma runa que canaliza a energia de uma Gliph para lançar uma magia. O custo para magias que custam até 5 PMs é igual a 1 ponto, para magias que custam até 20 PMs é 2 pontos e para as demais é 3 pontos. Os PMs necessários para lançar as magias tem de vir exclusivamente de uma Gliph. Vantagem Restrita. * Para os que leram o suplemento Patrulha Estelar Ligeira vão notar a semelhança com a vantagem Implemento. A diferença nesse caso é o fato de que aqui a vantagem funciona realmente com magia e lá é simulada por equipamentos sofisticados.

Novus (2 pontos) Essa vantagem funciona de modo semelhante a vantagem aliado, mas com as seguintes modificações: Novus não podem adquirir a vantagem Gliph, recebem a vantagem única Golem e as desvantagens Consumo e Deficiência Física (surdo, mudo) (é impossível ouvir algo quando se está dentro de um), Novus não possuem PMs e são feitos de 6 pontos ao invés de 4. É preciso estar dentro do Novus para poder controla-lo e usar suas próprias ações pra faze-lo agir usando sua própria H* (uma ação de movimento por uma de movimento e uma ação padrão por uma ação padrão) e enquanto estiver dentro do Novus o personagem  não sofre dano, não pode ser afetados por efeitos externos (como calor, frio, gases…) e nem ser alvo de magias. É possível aumentar a pontuação do Novus como na vantagem Aliado. Note que apenas os humanos tem respeitar a regra de nicho. * A H do próprio Novus é usada para calcular sua velocidade.

Slots Extras (1 ou mais pontos) Um Artefato ou Novus com essa vantagem pode ter até 4 Gliphs acopladas ao mesmo tempo para cada ponto gasto.

Treinamento Especial (1 ponto)* Seu personagem recebe um outro nicho dês de que não seja o mesmo de outro personagem da mesa. *Essa vantagem é idêntica a de mesmo nome em Megacity.

Alta Energia (-1 ou menos pontos) Pra cada ponto recebido nessa desvantagem um Artefato ou Novus gasta 3 PMs a mais em cada carga da desvantagem Consumo.

Consumo (-2 pontos) Um artefato ou Novus com essa desvantagem consome sua quantidade de pontos em PMs para cada carga. Para um artefato a carga é sempre que é utilizado e no caso dos Novus esse é o valor gasto por hora de atividade.

Equipamento (-2 pontos) Seu personagem é na verdade um item que deve ser operado por outro personagem para que tome alguma ação. Essa desvantagem é exclusiva para construtos.

Inimigo da Ordem de Nova* (-2 pontos) Seu personagem fez algo que vai contra as leis sagradas de Nova como cultuar um deus proibido, usar um Novus sem a autorização da Ordem, roubar ou matar um membro da Ordem, ser capaz de lançar magia… Quando um membro dessa ordem ou um cidadão comum descobre sua identidade eles vão caça-lo até a morte. * Para aqueles que leram Megacity vão notar a semelhança com a desvantagem Segredo.

Vulnerabilidade (-1 ponto) O personagem possui vulnerabilidade a algum tipo de dano.  

NPCs

Demônios Goblin Regular F0 (mordida) H1 R0 A1 PDF0, Especializações (Furtividade), Armadura Extra (Ataques não Mágicos), Sentidos Especiais (Infravisão, Faro, Audição Aguçada), Inculto, Má Fama, Modelo Especial, Vulnerabilidade (Magia). * Goblins recebem H+2 em suas tentativas de fuga.

Arrastão Goblin 10 ou mais goblins podem se unir e formar um verdadeiro arrastão para derrotar inimigos mais poderosos. F1 (Perfurante ou Contusivo) H1 R0 A2 PDF0, Armadura Extra (Ataques não Mágicos), Pontos de Vida Extra, Sentidos Especiais (Infravisão, Faro, Audição Aguçada), Inculto, Má Fama, Modelo Especial, Vulnerabilidade (Magia).

Divinos Quando um deus é chamado um divino é enviado para proteger seus fieis. Eles são feitos da mesma forma que a magia Invocar Elemental Superior, mas sem o limite de PMs e protegem de bom grado os que o chamaram permanentemente. Os PMs usadados para a criação do divino são iguais ao da Gliph usada no ritual que a consume por completo.

Novus e Pilotos

Glória de Nova, o mais poderoso Mecha de toda Ordem de Nova.
Glória de Nova, o mais poderoso Novus de toda Ordem de Nova.

Glória de Nova F5 H0* R1 A0 PDF0, 1 PV, Golem, Artefato, Baixo Consumo x3, Sentidos Especiais (Ver o Invisível, Infravisão, Visão de Raio X) Consumo, Deficiência Física (surdo, mudo), Devoção, Modelo Especial, Ponto Fraco, Equipamento. *H+4 para esquivas, iniciativa e determinar a velocidade máxima. Asas (Combate) F0 H0 R3 A5 PDF0, Mecha, Slots Extras, Forma Alternativa, Baixo Consumo x5, Aceleração, Vôo, Membros Elásticos, Armadura Extra (Corte, Perfuração, Esmagamento), Deficiência Física (surdo, mudo), Devoção, Modelo Especial, Ponto Fraco, Equipamento. Asas (Auxílio) F0 H0 R3 A0 PDF0, Mecha, Slots Extras, Forma Alternativa, Baixo Consumo x5, Idiomas, Telepatia, Gliphos Mágicos (Aumento de Dano, Barreira Mística, Mata Dragão, Permanência*, Proteção Mágica Superior, Teleportação Aprimorada de Talude), Deficiência Física (surdo, mudo), Devoção, Modelo Especial, Ponto Fraco, Equipamento. *Essa magia quando usada sobre outra pessoa passa a gastar os PMs permanentes dela ao invés dos seus e no caso dos Novus torna impossível retirar a Gliph da qual foi retirada os PMs a menos que seja feito um teste de Gliphos Avançados (especialização de Máquinas) difícil, nesse caso a magia permanente é perdida. Guilerme Novaes F0 H3 R0 A0 PDF0, Especialização (Pilotar Novus, Telecine), Ás, Novus, Gliph x5, Patrono, Treinamento Especial (do suplemento Megacity), Telepatia, Código de Honra (Honestidade, Heróis, Combate, Redenção, Gratidão, Caçador), Audição Ruim.

– – – 

Novus Padrão F2 (Corte) H0 R0 A3 PDF0, Golem, Pontos de Vida Extra, Baixo Consumo x2, Consumo, Deficiência Física (surdo, mudo), Inculto, Modelo Especial Piloto Padrão F0 H1 R1 A1 PDF0, Especializações (Pilotar Novus), Novus Equipamento: Gliph de 2 PMs

– – –

Sentinela Simples F1 (Contusivo) H1 R0 A2 PDF1 (Calor/Fogo), Golem, Baixo Consumo x2, Pontos de Vida Extra, Consumo, Deficiência Física (surdo, mudo), Inculto, Modelo Especial Equipamento: Gliph de 1 PM

– – –

Exoesquetelo com Lança Chamas F0 H0 R0 A2 PDF3, Golem, Baixo Consumo x2, Pontos de Vida Extra, Consumo, Deficiência Física (surdo, mudo), Inculto, Modelo Especial Fora-da-Lei com Lança Chamas F0 H1 R1 A0 PDF1, Especializações (Pilotar Novus, Sobrevivência [Terreno Atual], Intimidar, Reparos, Lança-Chamas), Arena, Ataque Especial (PDF), Novus, Inimigo da Ordem de Nova, Munição Limitada, Equipamento: Gliph de 1 PM

Bruxos

Iniciado da Ordem F0 H2 R2 A0 PDF0, Especializações (Ocultismo), Magia Negra, Patrono, Inimigo da Ordem de Nova, Ponto Fraco, Magias Extras: Explosão, Feras de Tenebra*, Paralisia Itens: Gliph de 2 PMs * Sobre as Feras de Tenebra elas podem roubar energia de Gliphs ou de Novus. No caso dos Novus elas roubam primeiro os PMs que estão sustentando-o por aquela hora e caso o mesmo não tenha PMs para uma nova carga ele é desligado. Essa magia foi descoberta a pouco tempo e já foi apontada como maior arma da atualidade contra a Ordem de Nova.

Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s