Dossiê Lendas – League of Legends

League of Legends (ou LoL) é um jogo que atrai milhões de jogadores a incorporarem o papel de Invocadores, líderes que usam Campeões para resolver suas pendências políticas dentro da arenas dos Campos da Justiça. Tal modelo de batalha foi estruturado pelos grandes feiticeiros de Valoran, para evitar que as constantes guerras acabassem por destruir o mundo onde todos habitam. O jogo foi lançado pela Riot Games, e atualmente é o jogo mais jogado do mundo (com mais do que o dobro de horas jogadas que o segundo lugar, nada menos que World of Warcraft), vale lembrar que a comunidade brasileira é a sexta maior do mundo, nesse jogo, e que a Riot acaba de investir alguns milhões de reais em um servidor exclusivo para o Brasil. Ainda iremos ouvir falar muito sobre esse jogo aqui no Brasil.

Caso você não saiba do que estou falando, não perca mais tempo!

O que é?

O jogo é um MOBA (Multiplayer Online Battle Arena), o que significa que times são formados numa arena pré-determinada e se enfrentam em busca de um objetivo final. O jogo foi lançado oficialmente em 2009, pela Riot Games, e contou com alguns dos desenvolvedores de DotA (Defense of the Ancients, outro jogo MOBA bem conhecido) em sua criação.

É grátis e toda semana são liberados 10 campeões diferentes a serem escolhidos para a batalha; você pode ter outros campeões juntando Influence Points (ganhados após cada batalha) ou Riot Points (comprados com dinheiro real) para estarem sempre liberados para sua escolha. Há também a opção de compra de skins (caracterização dos personagens), apenas com Riot Points.

Seu sistema organizado é o ponto alto do League of Legends. Seus oponentes (e aliados, caso não esteja com um time formado) são escolhidos de acordo com seu nível do jogo e toda semana acontecem torneios oficiais da Riot Games que dão dinheiro de verdade ao time vencedor, fazendo crescer o cenário e-Sport (esportes eletrônicos) no mundo todo.

Como Funciona?

O mapa de Summoner’s Rift (principal modalidade do jogo), é um quadrado com três lanes (caminhos), com 3 torres para cada lado, ligando duas de suas arestas. Dois times (um azul e um vermelho) de 5 jogadores tem o objetivo de chegar até o interior da base inimiga e destruir um cristalzinho uma construção chamada Nexus. O Nexus gera minions (tropas) a cada 30 segundos, a primeira wave (leva) sai da base com 1 minuto e 30 segundos de jogo, vale ainda lembrar que a cada 3 waves, 1 tem um siege minion (tropa de cerco) que é mais forte que as demais e em troca concede mais ouro e experiência, após 35 minutos de jogo as siege minions aparecem a cada 2 waves.

Entre as lanes fica a jungle (floresta) onde existem monstros neutros que podem ser mortos em troca de ouro e experiência. São eles os: lobos, espíritos, golens, Buff Azul e Buff vermelho. No rio, que serve como uma linha intermediária entre as duas bases, estão dois monstros mais poderosos. O Dragão, que concede ouro para todos os jogadores do time que o derrotar, e o Baron Nashor (ou Barão, para os intímos), que além do ouro global oferece um buff bastante poderoso a todos os jogadores do time que o derrotou (os jogadores que estiverem mortos quando o Barão for derrotado não recebem o buff). Segue um resumo dos respawns (tempo que os monstros demoram para nascer), ouro, experiência e buffs da jungle:

Jungle

Eu gosto de dividir o curso da partida em duas etapas: A Lane Phase (etapa das lanes) e o Late Game (etapa final do jogo).

Na Lane Phase os heróis se dividem nas lanes para que possam farmar (coletar ouro e experiência) matando os minions que são gerados pelo nexus inimigo, ou os monstros neutros no caso do jungler (explicado mais à frente). É nessa fase que a habilidade do jungler é mais evidente, quando ele tem de defender a sua jungle, atacar a do adversário e gankar as lanes para conceder mortes aos seus aliados. Nessa etapa o Solo Top, o Solo Mid e o ADC tem que fazer o máximo possível de CS (Creep Score, status que contabiliza quantos minions você matou) e tentar impedir que o seu adversário o faça, basicamente a capacidade de ficar mais “farmado” e conseguir comprar itens mais caros e poderosos. Vale lembrar que derrotar o Dragão é um dos principais objetivos dessa etapa.

O Late Game é a etapa onde uma ou mais torres já caíram no jogo. É importante defender suas torres restantes para privar o time inimigo do ouro global que elas concedem. Os heróis já estão bastante fortes e é hora de tentar sair das lanes e forçar as team fights, onde você possa derrotar vários jogadores adversários de uma vez e ter a oportunidade de destruir torres e adentrar a base inimiga.

Fazer o dragão já não é nenhuma dificuldade, mesmo assim ele ainda dá uma boa recompensa de ouro global, então deve-se manter o controle sobre seu respawn. Os jogadores agora se mobilizam para fazer o Barão e conseguir o buff global que possa desequilibrar as team fights e garantir a vitória do jogo.

Um dos maiores objetivos dessa faze é destruir os inhibtors (inibidores), há um para cada lane e ficam depois da terceira torre, dentro da base inimiga. Quando o seu time o fizer, os minions que saem do seu Nexus para essa lane serão mais fortes lhe proporcionando uma vantagem sobre o time adversário.

Agora que falamos do mapa vamos aos campeões!

Os campeões, geralmente, são divididos em roles (funções), conforme eu vou explicar à seguir:

– Top Lane (o corredor de cima)/Solo Top: Campeão com bastante sustain (sustento), capacidade regenerar vida e usar suas habilidades sem precisar voltar à base por falta de mana. Costumam ser campeões resistentes que nas team fights (batalhas onde os times lutam juntos, geralmente acontecem após a lane phase) executam funções como: tankar (receber dano no lugar dos companheiros) ou mergulhar (se jogar em cima do ADC ou APC do outo time. ]

Jungle: É uma role bastante versátil. O jungler é o jogador responsável por matar os monstros da própria jungle, gankar (emboscar) as lanes, garantindo que o jogador do seu time fique mais forte do que o adversário e fazer o counter-jungle, que é impedir, ou dificultar, que o jungle adversário faça bem o seu trabalho. Os heróis dessa role geralmente são assassinos ou tanks.

– Mid Lane (o corredor do meio)/Solo Mid: Tradicionalmente essa é a lane dos magos, heróis que conseguem causar muito dano usando suas habilidades ao invés de ataques normais. Ultimamente temos visto heróis que eram tradicionalmente jogados na Top Lane fazendo essa role, porque conseguem ser bons counters (a Kriptonita) de heróis que geralmente jogam na Mid Lane. A principal função de um Solo Mid costuma ser APC, ou Ability Power Carry (Carregador por Dano Mágico), o herói que tem o objetivo de causar muito dano mágico aos inimigos.

Na Bot Lane, ou Bottom Lane (o corredor de baixo) temos os 2 últimos jogadores:

ADC: O ADC é o Attack Damage Carry (Carregador por dano Físico), geralmente são os personagens mais frágeis do jogo, heróis que tem a responsabilidade de atacar à distância e dar toneladas de dano, principalmente, com seus auto attacks (ataques básicos).

Support: Já que os ADC são heróis que causam muito dano, mas morrem facilmente aqui estão os seus babysitters (babás), durante a Lane Phase a função dos Supports é ajudar o ADC a matar sem ser morto. Os Supports geralmente não matam minions deixando-os para o ADC, o que lhes deixa com pouco ouro, então eles acabam não causando muito dano no Late Game, por isso costumam ser heróis com bastante CC, Crowd Control (controle de massa) para desabilitar inimigos, como habilidades que causam paralisia, lentidão, knock up (jogam o herói inimigo para cima), ou defensivas, como escudos, curas, e buffs de velocidade para os aliados.

Vale salientar que essa estrutura que eu citei é a mais tradicional, usada em jogos random, onde você não conhece os outros jogadores. Mas quando vamos assistir jogos profissionais nos deparamos com várias variações que buscam surpreender os times inimigos e anular as suas estratégias, um exemplo simples é o que chamamos de counter logic, quando trocamos de lugar os heróis da Bot Lane com o herói da Mid Lane ou da Top Lane, entre os possíveis motivos de adotar essa estratégia é destruir a torre inimiga o mais rápido possível se aproveitando de uma situação de 2×1 (dois contra um), confiando que o herói do seu aliado que está só possa aguentar essa situação por mais tempo do que o herói do seu adversário.

Resumindo o que eu falei, esse é o Summoner’s Rift:

summoners rift


Como Começar?

Essa é fácil: baixando o jogo! Você deve criar uma conta e escolher o seu Nome de Invocador, aí pode começar a jogar com a galera ou contra os BOTs. Nós do Portal Lendas estamos sempre jogando, você pode adicionar a gente aos contatos (os nomes de Invocador eu ponho lá embaixo). Não se preocupe em ser noob (novato, ruim, sem dedos), no começo é sempre assim, e o jogo tem tutorial para quem está entrando pela primeira vez.

Existem vários streamers famosos, jogadores do cenário competitivo do jogo que jogam ao vivo dando dicas e suas opiniões sobre os heróis, os itens e etc. Se você quer melhorar no jogo, assistir a streams vai lhe permitir aprender mais e mais rápido sobre as mecânicas do jogo, as lanes e a composição dos times. É tudo bem interessante.

O League of Legends tá bem em alta, e o Portal Lendas tá com uns projetos legais nessa área. Sempre vão aparecer notícias do jogo por aqui, além dos alertas de campeonatos. Comecem a treinar, e nos “vemos nos campos da justiça!”.

#roubeiobordão #telancho.com #hashtagéhipsterd+pramim #eutenhoquepararcomisso

 
Site Oficial
Como Criar a Conta
Stream BRtt
Stream Leko 
Canal do Youtube Pato Papão
Stream Oficial da Riot Brasil (onde são exibidos os campeonatos)
Stream Oficial da ESL (onde são exibidos os campeonatos)
 
Nossos nomes de Invocador
DJ – Dê Jota
Matheus – Hentaro
Blarg – Rblarg
Adrianno – AWAYdasnega
 

Vamos escolher o tema do próximo Dossiê que eu prometo que vai ser mais longo. Votem em nossa página do facebook, as opções são:

  • Dossiê Cinema – Clint Eastwood
  • Dossiê Quadrinhos – The Walking Dead
  • Dossiê Livros – Harry Potter

7 comentários sobre “Dossiê Lendas – League of Legends

      1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        quando você ta certo fico até feliz com suas criticas mas quando não tem argumento realmente saiu puto u.u
        ashahshahahshashashashahshas
        mas isso é um jogo e tamos lá pra aprender ganhando ou perdendo \o/

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s