Dossiê Lendas – Neil Gaiman

E vamos ao segundo Dossiê Lendas, com o tema escolhido por votação na nossa página do facebook. League of Legends ficou em segundo lugar e, por isso, participa mais uma vez da votação [um dia sai]; já o Quentin Tarantino não teve tanta sorte (nem votos) e vai demorar pra voltar a aparecer por essas bandas…Queria muito ter focado mais em Sandman, mas Gaiman tem muitas obras para comentar e um dia eu faço um Dossiê Sandman pra vocês. Enjoy!

Dossiê Neil Gaiman

Sandman é, com certeza, um grande marco na história dos quadrinhos. Criada por Neil Gaiman [pronuncia-se “Nil Gaym’n”] em 1988, foi praticamente o trabalho que o levou ao sucesso absoluto, pela qualidade do texto, profundidade dos personagens e a relação com as lendas e mitos do mundo real.

Neil Gaiman nasceu em Hampshire, Inglaterra, em 1960 e começou sua carreira como jornalista, depois de ter sido rejeitado por alguns editores. Seu primeiro livro acabou sendo uma biografia da banda Duran Duran seguida por Não Entre Em Pânico: O Guia Oficial para a Série do Mochileiro das Galáxias, no fim dos anos 80. Foi aí que ele conheceu Alan Moore e escreveu [juntamente com Dave McKean] os quadrinhos Violent Cases e Signal to Noise; além de Orquídea Negra, quando firmou contrato com a DC Comics.

Apesar de Sandman ter terminado em 1996 (após a edição #75), Gaiman já havia seguido inúmeros projetos de igual importância em sua carreira; seu nome aparece no Dicionário das Biografias Literárias [Dictionary of Literary Biography] como um dos top 10 escritores pós-modernos ainda vivos e é capaz de escrever de tudo, sejam livros, poemas, filmes, reportagens, quadrinhos, letras de músicas e peças; aposto que tem algumas obras dele que você gosta e nem imagina, como Beowulf, Coraline, Stardust e alguns episódios de Doctor Who.

Neil Gaiman possui um blog próprio constantemente atualizado e uma conta no twitter bastante ativa. A sessão de FAQ de seu site é particularmente bem engraçada (leia Como eu faço para Neil fazer uma aparição na minha escola/convenção/evento?).

Por Onde Começar

Bom, Gaiman possui obras para todos os públicos, então depende mais de você escolher por onde começar a conhecer seus trabalhos, mas eu ajudo.

Se você curte uma literatura mais densa, leia Deuses Americanos, o livro de contos Coisas Frágeis e seu quadrinho mais famoso, Sandman. Mas se você gosta de um livro mais leve e divertido (não que os outros não sejam), comece lendo Belas Profecias [este escrito em conjunto com Terry Pratchett, que um dia terá um Dossiê Lendas] e Os Filhos de Anansi.

Quanto a seus filmes, Coraline e Stardust são inesquecíveis (principalmente se sua cópia de Coraline estiver com um defeito no final e até hoje você não souber o que acontece T.T). Coraline foi lançado em 2002, em forma de livro, numa época em que o horror gótico estava fora de moda e, superando todas as expectativas, foi vencedor dos prêmios British Science Fiction Award, Hugo, Nebula, Bram Stoker, e American Elizabeth Burr/Worzalla Award.

Em seu website [é, eu perdi bastante tempo lá] há alguns de seus contos para quem quiser ler, mas apenas em inglês; Como Falar com Garotas em Festas e Um Estudo em Esmeralda são a minha dica para quem não tá a fim de comprar o Coisas Frágeis e sabe ler em inglês.

Fontes: NeilGaiman.com; IMDb; Wiki

Atenção para os temas da próxima semana, para votação:
Dossiê Games – League of Legends [+1]
Dossiê Quadrinhos – Arqueiro Verde
Dossiê Cinema – Clint Eastwood
Vocês podem enviar fotos suas com o tema do Dossiê Publicado (neste caso, Neil Gaiman) e a gente vai publicar, veja que legal! Pode ser uma foto com a sua coleção de quadrinhos, livros ou até uma foto sua enquanto assiste um dos filmes aqui citados. Espero que contribuam!
Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s