Trilhas Sonoras

[Por Denilson Souza de Paula]

Tan tarãn taaan, tan tarãn, tan tarãn taaan, tan tarãn tan tan….

Quem nunca ouviu ou já cantou isso ai em cima pode parar de ler, afinal, é uma música celebre da culta pop de todo o mundo. Isso mesmo gente, a The Raider March, musica tema de Indiana Jones criada por John Williams.

Minha infância foi povoada com isso, já que meu pai tinha uma coleção de vinis com trilhas como as de “Star Wars”, “Pantera Cor-de-Rosa” e tantas outras que bate logo um saudosismo.

Interessante é ver como alguns filmes ruins têm trilhas boas, e como filmes bons tem trilhar ruins! Afinal, você se lembra de Avatar, mas duvido você cantarolar a musica tema como você faz com 007 e Missão Impossível.

E aqui temos um ponto. A música tema diz tudo sobre um filme?

Gente, ouvir e lembrar são algo que fazemos o tempo todo, temos músicas que nos remetem a momentos bons e ruins de nossa vida, e é exatamente pensando nisso que temos as músicas temas dos filmes.

Algumas são orquestradas, outras cantadas, mas o que importa é que elas te fazem lembrar imediatamente do filme, e daquela cena que você adorou.

 

Filme ruim e trilha boa é possível?

Mas isso se perdeu no final do século XX. Com a era da informação em crescimento, onde estamos conectados o tempo todo, e temos facilidade de conseguir quase tudo na rede, por que diabos iríamos comprar um disco com a trilha do filme?

O último filme que teve uma trilha sonora de valer a pena foi Batman Forever em 1995. Mas aqui eu cito a trilha toda, e não a música tema. E isso me faz pensar, qual foi a grande trilha sonora do século XXI até agora, ou a melhor música tema?

A Lux Aeterna de “Requien For a Dream” ,criada por Clint Mansell,  Pirates of the caribbean theme song de Piratas do caribe, criada por Kevin Klunder ou Now whe are free de Gladiador, criada e interpretada por Enya?

Grande dúvida não é verdade? Em mais de 10 anos temos 3 músicas, das quais acho que a maior parte de vocês só conhece duas! Essa é uma questão que me preocupa como amante desta vertente da música que sãos as trilhas sonoras e suas músicas temas.

Não estou julgando os filmes, mas sim suas trilhas ou músicas temas, então vamos combinar o seguinte, postem nos comentários um top 10 particular das trilhas que vocês mais gostam, e vamos eleger assim as que merecem fazer parte da trilha sonora do lendas.

Antes que alguns aqui presentes me matem, eu escrevi esta matéria apenas sobre trilhas de filmes famosos. Não estão aqui as trilhas de seriados e animações. Quem sabe em outra matéria podemos falar mais sobre isso.

Será que a lacuna musical foi preenchida pelas novas formas de artes?

Anúncios

3 comentários sobre “Trilhas Sonoras

  1. Cara, top 10!!!! Difícil mas essas são as q não saem da minha playlist. Pra mim é bem difícil gostar de uma trilha de um filme ruim, até pq considero a trilha parte integrante do filme auxiliando em como a história é contada, então:

    Na Natureza Selvagem

    (agora não necessariamente nessa mesma ordem)

    O Fabuloso destino de Amelie Poulain
    O Caçador de Pipas
    Em busca da terra do nunca
    Cinema Paradiso
    O Labirinto do Fauno
    Coração de Dragão
    Forrest Gump
    O Carteiro e o poeta
    As aventuras de PI
    Na Natureza Selvagem
    As Horas
    Goonies

  2. Deno, gostei do texto, mas tem algumas coisas que não batem.

    Tipo, último filme com trilha que vale a pena foi Batman Forever? Acho que não, tem vários filmes que vieram depois e entram nessa cota, pulp fiction, kill bill, réquiem para um sonho, Amelie Poulain, Moulin Rouge, Transpotting, assassinos por natureza e até Godzilla que entra na categoria de filme ruim com trilha ótima.

    Por sinal, o post deveria começar com a marcha imperial, nenhuma música é mais geek que ela.

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s