XVI Feira Japonesa de Recife

Ontem, 25 de novembro, foi a XVI Feira Japonesa do Recife, no Clube Internacional. Infelizmente não pude demorar muito por lá, então vou dar umas opiniões bem rápidas baseadas no que vi:

Assim que chegamos à Feira, recebemos um livreto com textos bem interessantes sobre a cultura japonesa, da história do sumô [tema da Feira deste ano] à do karaokê. O palco principal ficava de frente a um “ringue” [não sei o nome certo] de sumô, onde aconteceram algumas apresentações, e ao lado da parte de exposição da feira, com estandes de origami [dobraduras de papel], bonsai [aquelas árvores pequenininhas], temari [bolinhas de fios de seda] e mais umas coisas. Tudo bem bonito e interessante.

Do outro lado ficavam as barracas de lembrancinhas e comida típica, além das barracas de mangá e cultura otaku [confesso que quase comprei uma pokebola]. Só achei bem estranho a venda artigos bem ocidentais lá, como bonequinhos do Capitão América e boxes das temporadas de Friends.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como sempre, a feira atraiu uma enorme quantidade de otakus (fãs de anime, mangá e cultura pop japonesa). Imagino que a decisão de cobrar entrada para a Feira tenha sido em boa parte por causa deles, que muitas vezes iam somente para “fazer volume” e ficar zanzando na Praça do Arsenal [antigo lugar da Feira] enquanto a Feira acontecia. Pelo menos agora a ida deles gera algum lucro a mais aos produtores da Feira.

Muita gente tava reclamando porque esta edição foi a primeira que precisava comprar ingresso pra entrar, e teve até um mini-protesto na Praça do Arsenal, que eu creio não ter dado em nada. As opiniões ainda estão BEM divididas.

Anúncios

2 comentários sobre “XVI Feira Japonesa de Recife

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s