Resenha – Zorro: Começa a Lenda

Quem disse que a gente só faz resenha de livro de RPG? Escolhemos o Zorro como nosso primeiro alvo de críticas literárias e nosso estagiário colaborador Heitor Fernandes é o autor dessa resenha. Espero que gostem e, por que não, um dia podemos até fazer a ficha del Zorro para Tormenta RPG!

Talvez o personagem mais icônico do gênero swashbuckler (capa e espada) seja o herói mascarado Zorro. Sua criação e primeira aparição foi na revista pulp The Police Gazette, no conto dividido em cinco partes A Maldição de Capistrano, escrito por Johnston McCulley. Desde então, o Raposa (“zorro” em espanhol) começou a habitar frequentemente produções da cultura pop, incluindo quadrinhos, series televisivas e mais recentemente dois filmes estrelados por Antônio Banderas.

É difícil inovar um personagem tão explorado sem descaracterizar o que já o tornou um clássico. Mas é isso que encontramos ao ler o fantástico Zorro – Começa a Lenda, da escritora chilena Isabel Allende.

O livro é um prologo a trama original, mostrando como foi que Diego de la Vega veio um dia a se tornar o grande herói da Califórnia. Mistura história, aventura e até pequenas doses de magia. Diego é o filho de um poderoso dono de terras espanhol com uma índia, que é enviado a Barcelona para terminar sua educação, as vésperas da invasão napoleônica. Lá ele descobre seu primeira amor e se converte em um lutador contra a opressão estrangeira. Em suas viagens o Zorro vai tomando forma: Aprende a fazer acrobacias nos mastros de um barco, esgrima com o mestre Manuel Escalante, truques com ciganos e acaba roubando o modelo de seu disfarce de um pirata fanfarrão.

O livro é rápido e divertido, com lances de ação e de mistério. Mostra um adolescente mimado se transformando em um homem cheio de coragem e ideais, e nos faz reencontrar vilões lendários, como o presunçoso Rafael Moncada.

Uma boa pedida para espadachim nenhum botar defeito!

Anúncios

O que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s